Como lidar com gente negativa

negative-people

A negatividade está sempre por aí, mas é importante não deixá-la nos paralisar

Seus opositores podem ser pessoas muito frustrantes e irritantes de se lidar. Eles distraem você ou desencorajam a busca por suas metas. A cada passo que der, você encontrará um opositor. Para ter sucesso na vida, é preciso dominar a habilidade de vencê-los.

Aqui estão 5 maneiras de vencer os opositores:

1. Ignore-os
Quanto maiores forem seus sonhos e metas, mais surgirão opositores. Não deixe que eles se acomodem e criem raízes. Evite pensar demais na crítica. Não lhes dê residência em sua cabeça, redirecione-os para sua memória de curto prazo. As pessoas sempre terão algo de negativo a dizer. Mantenha-se focado.

“Se você não convidaria um ladrão para sua casa, por que deixaria pessoas negativas invadirem sua mente?” 
(Autor desconhecido)
2. Responda, não reaja
Se você precisar entrar numa discussão, responda educadamente e respeitosamente. Deixe suas emoções baixarem. Nunca responda no calor do momento. Se responder sabiamente, algumas vezes você poderá vencê-los. Entretanto, não gaste seu tempo tentando convencê-los, você não pode estar sempre se justificando para qualquer um. Existe uma diferença entre crítica construtiva e ataques pessoais. Além disso, nem toda crítica é uma coisa ruim. Esteja aberto para escutar e aprender.

“Você nunca chegará ao seu destino se parar para jogar pedras em todo cachorro que latir”.
(Winston Churchill)
3. Proteja seus sonhos
Seus sonhos são preciosos. Seja seletivo em relação a com quem você irá compartilhar suas metas e sonhos, principalmente quando estão na fase inicial. Você não tem que contar para todo mundo o que você está planejando fazer. Essa é a vida e nem todo mundo vai gostar de você. Não interprete isso de forma pessoal, isso não é uma medição da sua dignidade.

“Eles dizem que eu sonho muito alto. Eu digo que eles pensam muito baixo.”
(Autor desconhecido)
4. Tenha controle do seu ambiente
Se alguns indivíduos estiverem lhe diminuindo constantemente, está na hora de eliminá-los. Se for uma pessoa que você não puder evitar, então reduza o contato com ela ou simplesmente se desligue quando ela estiver falando. Tenha uma rede fechada de pessoas em quem você realmente confia. Eu sempre enfatizo isso porque as feridas mais profundas não virão dos de fora, mas dos que estão no círculo interior.

“Ou as pessoas lhe inspiram ou lhe esvaziam. Escolha com sabedoria.”
(Hans F. Hansen)
5. Desenvolvimento pessoal
Torne-se mais forte. Desenvolva uma pele mais grossa. Lembre-se de que não se diz respeito a eles. Diz respeito a você. Eles são apenas um extra em seu filme no qual você tem o papel principal. Observe as áreas em que pode melhorar e canalize suas energias para as coisas que pode mudar. Procure o auto aperfeiçoamento contínuo. A negatividade nos oferece a chance de evoluirmos e aprendermos com nossas experiências. Desenvolvimento pessoal (espiritual, emocional, mental, social e físico) é crucial. As pessoas sempre me dizem que eu sou mentalmente forte, mas isso não aconteceu simplesmente do dia para a noite. É um processo que eu continuo exercitando diariamente.

“Prometa a si mesmo ser tão forte que nada poderá lhe perturbar no seu estado de paz”.
(Christian D. Larson)

A negatividade está sempre por aí, mas é importante não deixá-la nos paralisar. Tudo na vida deve ser utilizado como uma experiência de crescimento. Se nós apenas recebêssemos feedback positivo, iríamos nos acomodar e não iríamos crescer.

Comentários

(*) Obrigatório, Seu email não será publicado no site